Entre em contato (11) 4605-4838  

Artigos

06 Dicas que não podem faltar para ajudar a educar seus filhos

06 Dicas que não podem faltar para ajudar a educar seus filhos

Psicóloga Sigrid Veloso - CRP 06/114260 e Psicóloga Ana Raíssa Leite - CRP 06/133311

Por que o meu filho não colabora comigo? E qual é a importância da infância na vida de uma pessoa? Essa e algumas outras dúvidas muito comuns sobre a educação dos filhos são esclarecidas nessa apostila. Faça o download gratuito!

Baixe Grátis
Digite seu nome
DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA, É PRECISO FALAR SOBRE ISSO

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA, É PRECISO FALAR SOBRE ISSO

Karina Akemi – (Psicóloga) – CRP 06/113383

Quem nunca ouviu um colega falar “Estou deprê...”? Atualmente as pessoas não podem mais ficar tristes ou aborrecidas que já são “diagnosticadas com depressão”. Devido ao uso incorreto do termo, o transtorno foi banalizado fazendo com que muitos compreendam a depressão como algo superficial, frescura ou até mesmo como um artifício usado para chamar a atenção.

Leia Mais

A depressão não é caracterizada somente pelo sentimento de tristeza, mas há diversos sintomas e até mesmo alterações no sistema nervoso associados ao transtorno que ocasiona danos e perdas significativas à vida do individuo. A apatia, sentimento de tédio e aborrecimento crônico, irritabilidade, angustia, desespero, cansaço constante, insônia ou hipersonia (sonolência excessiva), aumento ou perda do apetite, baixa autoestima, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, dificuldade para realizar tarefas simples do cotidiano, até a ideação, planos ou atos suicidas são alguns dos sintomas e alterações ocasionados pela depressão.

Diversos fatores podem desencadear o transtorno depressivo como situações estressantes, diagnósticos de doenças, perdas significativas de um ente querido, bens materiais ou algo que a pessoa tenha grande estima. A causa de tamanho sofrimento pode ser desconhecida por quem está com depressão. A psicoterapia é de extrema importância nesse contexto para ajudar o individuo a significar suas dores e resignificar sua vida. Em alguns casos o uso de medicamento é imprescindível, porém deve ser sempre acompanhado pela psicoterapia, do contrario o medicamento servirá apenas como uma muleta, quando tirada a pessoa cai novamente.

A sala do psicoterapeuta nem sempre será o lugar mais aconchegante ou mais feliz, no entanto sempre será o lugar certo e seguro para entrar em contato com aquilo que aflige. Na psicologia analítica o terapeuta é como um companheiro de jornada, a qual muitas vezes é escura e sombria, porém é aquele que vai também encorajar o enfrentamento de anseios e angústias, proporcionando a possibilidade de prosseguir seu caminho, conhecendo a si mesmo de uma forma que jamais imaginou.


TERAPIA NO CONTEXTO DE COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS

TERAPIA NO CONTEXTO DE COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS

Psicóloga Sigrid Veloso (CRP 06/114260)

Ao longo de nossas vidas, muitas vezes nos deparamos com a comunicação de notícias ruins e difíceis... quando os fatores emocionais forem tratados de forma correta, fortalece cada dia mais o indivíduo para tantas outras dores que surgirão ao longo da vida...

Leia Mais

Ao longo de nossas vidas, muitas vezes nos deparamos com a comunicação de notícias ruins e difíceis, infelizmente é algo inerente ao ser humano, a notícia de um óbito, o diagnóstico de uma doença,  término de relacionamento amoroso, a demissão da empresa, são apenas alguns exemplos de eventos que podem ocorrer e que envolvem o desencadeamento de sentimentos de sofrimento e reações angustiantes diante dessas perdas.

A comunicação de más notícia é considerada toda a informação que provoque alteração no paciente e/ou família, na perspectiva de presente e de futuro, sabemos que ela provoca uma reação em cadeia de diversos sentimentos de tristeza, raiva, culpa e desespero que causam desconforto, e afetam na perspectiva de continuar enfrentando a realidade, uma vez que o ambiente ao qual ela ocorre é totalmente modificado, envolve uma reorganização em diversos fatores na vida de uma pessoa.

Nesse momento é importante a busca por uma terapia, ela irá auxiliar no tratamento de estresse que é vivido por todos nós em determinado momento de nossas vidas, atuando através de ferramentas importantes que analisam processos comportamentais que estão envolvidos nas situações de perda, morte e luto.

O trabalho realizado pelo Psicoterapeuta tem como objetivo abordar o tema de comunicação de más notícias, considerando os aspectos emocionais que se manifestam neste contexto, acolhendo a dor, a angustia e a tristeza. Quando os fatores emocionais forem tratados de forma correta, fortalece cada dia mais o indivíduo para tantas outras dores que surgirão ao longo da vida.

Negligenciar os sentimentos nessas condições pode ser altamente destrutivo para o indivíduo, é natural que as pessoas de forma geral tentem evitar entrar em contato ou falar sobre essa dor, pois causa um intenso sofrimento. Procure  a ajuda de um profissional.

A sala do psicoterapeuta nem sempre será o lugar mais aconchegante ou mais feliz, no entanto sempre será o lugar certo e seguro para entrar em contato com aquilo que aflige. Na psicologia analítica o terapeuta é como um companheiro de jornada, a qual muitas vezes é escura e sombria, porém é aquele que vai também encorajar o enfrentamento de anseios e angústias, proporcionando a possibilidade de prosseguir seu caminho, conhecendo a si mesmo de uma forma que jamais imaginou.


O QUE ESPERAR DA TERAPIA INFANTIL?

O QUE ESPERAR DA TERAPIA INFANTIL?

Psicóloga Karina Carpi (CRP 06/113023)

Este é um assunto muito discutido entre profissionais da área e com as famílias que buscam pelo atendimento. É comum que algumas pessoas pensem que a terapia em si resolverá todos os problemas da criança (e dos pais).

Leia Mais

Este é um assunto muito discutido entre profissionais da área e com as famílias que buscam  atendimento. É comum que algumas pessoas pensem que a terapia em si resolverá todos os problemas da criança (e dos pais), em poucas sessões e apenas dentro do consultório.

A grande contribuição para a melhora da queixa vem do engajamento da família, afinal, a criança fica em terapia, em geral, 1 hora por semana e todas as outras horas fica com a família. Inclusive, a depender da demanda, prefiro investir na orientação com os pais do que no atendimento direto com a criança, pois o objetivo é que ela esteja bem lá fora e não somente no tempo em que está comigo.

Portanto, eis a resposta para a pergunta inicial: espera-se da terapia que todos estejam dispostos a mudar seus comportamentos, hábitos, a aprender, ensinar e trabalhar em equipe. Não existe trabalho com a criança sem o trabalho com a família. Precisamos falar a mesma língua sempre, inclusive com a escola! Mas a escola é assunto para um outro texto.


DEPENDÊNCIA QUÍMICA É SIM PASSÍVEL DE TRATAMENTO

DEPENDÊNCIA QUÍMICA É SIM PASSÍVEL DE TRATAMENTO

Psicólogo Fernando Prando (CRP 06/113024)

Na maioria das vezes os familiares acabam por desenvolver a codependência, ou seja, além do dependente, a família também passa a ter prejuízos...

Leia Mais

Ao contrário do que muitos pensam, a dependência química é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma doença e por isso merece o mesmo cuidado e atenção que todas as outras.

É descrita como uma doença incurável, progressiva e fatal, podendo se originar das mais diversas formas, atingir qualquer classe social e, inclusive, qualquer faixa etária. Apesar de ser descrita como uma doença incurável é passível de tratamento ,assim como a diabetes e a hipertensão: A pessoa nunca estará curada e sim em constante tratamento, podendo ter uma excelente qualidade de vida.

Umas das maiores dificuldades durante esse processo é o preconceito e a desinformação da sociedade, que enxerga, muitas vezes, a doença dependência química de forma pejorativa. Este preconceito acaba sendo uma barreira na busca e evolução de um tratamento adequado. Atualmente existem muitas opções de tratamento para o dependente químico e sua família, que é parte imprescindível para obtermos melhora significativa. Na maioria das vezes os familiares acabam por desenvolver a codependência, ou seja, além do dependente, a família também passa a ter prejuízos sociais, financeiros e de saúde que são características da dependência química.

Converse sempre com seus filhos, familiares e amigos, quebre paradigmas preconceituosos e quando necessário procure um profissional especializado.


ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EMPRESARIAL

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EMPRESARIAL

Psicóloga Damiana Rodrigues Lima (CRP 06/103576)

Atualmente, as organizações empresariais estão dando maior importância à saúde psicológica de seus colaboradores...

Leia Mais

Antigamente, as organizações empresariais se preocupavam em oferecer aos seus colaboradores condições ambientais de trabalho voltadas às realizações das tarefas, como, por exemplo, melhorando a estrutura do ambiente, modernizando equipamentos e ferramentas, sem, contudo, priorizar o bem-estar e saúde dos colaboradores.

Acreditava-se que melhorar as condições de trabalho acarretaria em maiores índices de produtividade e desempenho. No entanto, muito pelo contrário, ao melhorar apenas as condições estruturais, as organizações não dão a assistência necessária aos seus funcionários, que, na maioria das vezes, encontram-se estressados, desmotivados, ansiosos e sob pressão psicológica, consequências clássicas do mundo corporativo.

Atualmente, as organizações empresariais estão dando maior importância à saúde psicológica de seus colaboradores. Recentemente, muitas delas estão adotando a mais nova ferramenta descoberta e aplicada no mundo corporativo, qual seja, Atendimento Psicológico empresarial, por meio de atendimentos Psicológicos In Company, que tem como objetivo melhorar fatores psicológicos, tais como, afeto, ansiedade, frustração e estresse.  Nesse contexto, o objetivo de ter Psicólogo In Company é justamente tornar a relação entre empresa e colaborador equilibrada, isso porque o Psicólogo atuará como uma figura neutra, pelo o fato de não fazer parte do quadro de pessoal ativo e, conseqüentemente, não conviver com os colaboradores. 

O trabalho do psicólogo In Company pode ser desenvolvido com todos os colaboradores independentemente do nível hierárquico. Além disso, traz a vantagem e praticidade de utilizar as instalações da própria empresa, sem haver a necessidade de deslocamento do colaborador, otimizando o tempo para outras atividades pessoais e profissionais. Por tais razões, o atendimento Psicológico In Company é um meio eficaz de melhorar a qualidade produtiva e também o convívio social dos colaboradores, que cada vez está integrando a cadeia de benefícios oferecidos pelas organizações modernas.


A VOZ DO PROFESSOR

A VOZ DO PROFESSOR

Fonoaudióloga Larissa Silveira Marim (CRFa 02/19185)

Atualmente, as organizações empresariais estão dando maior importância à saúde psicológica de seus colaboradores...

Leia Mais

Porque a voz é tão importante para o professor?

A voz carrega as palavras e também a mensagem emocional a elas associadas. Todos já tivemos a experiência de, através um simples “olá”, perceber uma emoção de alegria ou preocupação. Assim, o som da sua voz tem a dupla função de transmitir o conteúdo e a emoção. De modo particular, em relação aos professores, a voz é utilizada para orientar os alunos, demonstrar atenção e carinho e é o principal recurso para a transmissão do conteúdo da aula. Por que razão os professores têm tantos problemas vocais?

Os professores usam a voz constantemente, tal como os atletas usam os músculos do corpo. Contudo, ao contrario dos desportistas que se submetem a treinos específicos e desenvolvem uma preparação física suficiente para resistir ao desgaste da sua profissão, é raro que algum professor tenha tipo a oportunidade de desenvolver a sua voz para comunicar na sala de aula. Além disso, a voz, para ser eficaz deve contar com condições ambientais favoráveis que potenciem a projeção vocal, o que freqüentemente não acontecem em grande parte das escolas.


Banner revista Vida